Ton Britto

Atualizado: 2 de mai.

Vote no Ton Britto

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2022


Ton Britto é baiano, tem 38 anos e é natural de Salvador, Bahia.

Filho de Rosa Malena e Wellington Britto, foi criado num lar humilde e repleto de muito amor.

Apesar das dificuldades em casa, seus pais, dentro das limitações, sempre incentivaram a ele e a sua irmã a estudar e alcançar os seus sonhos e objetivos através do esforço pessoal.

Desde pequeno sonhava em conhecer o mundo e conquistar o seu lugar ao sol através dos seus dons e talentos, e contrariando as estatísticas tristes e cruéis que infelizmente é realidade na periferia dos grandes centros urbanos do Brasil, se torna o finalista mais votado entre todas as categorias no concurso O Melhor Brasileiro na Europa 2022 !


Começou a sua carreira profissional aos 14 anos de idade como "jovem aprendiz" na Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, e aquele ambiente em que se fomentava arte e cultura, fez despertar em seu coração afinidades para assuntos diversos como moda e beleza.

Interessado nesse cenário, graduou-se em Designer em moda pela Universidade Salvador, de onde saiu para o mercado varejista desse setor atuando por 10 anos na gestão comercial de diversas empresas como Forum, Schutz, Calvin Klein, Le Lis Blanc, Carmen Steffens, entre outras.

Fascinado com a junção do mundo da moda e da beleza, e sempre em busca de evolução na esfera profissional e pessoal, se inscreve no curso de formação de cabeleireiro no renomado Instituto L'oreal Paris, em São Paulo que é a maior referência na área, descobrindo ali a sua real vocação e dom que é a de transformar a vida das pessoas à partir do aspecto estético, despertando uma transformação íntima através da autoestima.

O curso de formação de cabeleireiro foi um divisor de águas e um encontro com as suas habilidades e talentos e nesse mesmo período de transição de carreira, foi acometido por uma síndrome que necessitou ser internado por meses no Hospital da Clinicas de São Paulo.

Desenganado pela equipe médica e sob coma induzido, mais uma vez contrariou as estatísticas se superando.


A síndrome de Stevens-Johnson, uma síndrome rara causada por uso de antibióticos, que provoca a necrose da pele e dos órgãos, lhe trouxe queimaduras de 3° grau em mais de 80% do seu corpo.

De maneira milagrosa venceu a morte e renasceu. Formando-se meses depois na Academia L'oreal como aluno destaque, sendo recomendado para atuar nos maiores salões de beleza do Brasil.

Começando com o pé direito, ele atuou como assistente e em seguida como cabeleireiro nos icônicos salões Jacques Janine, Studio W, O Rei das Loiras, que são verdadeiras vitrines e que lhe renderam oportunidade de ascensão e evolução profissional através de diversos cursos de formação, reciclagem, aperfeiçoamento e técnicas atualizadas desse mercado que não para de inovar.

Cursos de técnicas de corte e penteado; mechas; atendimento ao público; gestão de negócios ; marketing, através das empresas Wella, L'oreal, Redken, Kerastase por exemplo e participações em diversas feiras e eventos do ramo como a Beauty Fair, Hair Brasil.

Tudo isso trouxe conhecimento e repertório para potencializar a sua performance e desempenho, fazendo com que se destacasse dentro desse mercado altamente competitivo.

A partir disso teve a chance de cuidar com confiança e competência das madeixas de centenas de mulheres de várias partes do Brasil. Anônimas e famosas como Sabrina Sato, Daniela Mercury, Juju Salimeni, Ana Carolina, Dani Bolina, bailarinas do Faustão, foram algumas delas.

Com uma carreira estável e bem sucedida no Brasil, recebeu uma proposta atraente de sociedade em um salão de Paris e empolgado com a ideia de viver na cidade que sempre sonhou desde a infância , aceitou o convite acreditando que enfim teria chegado o grande momento de desbravar o mundo.

Ao chegar na capital francesa em março de 2019, se deparou com mais um grande desafio. Uma série de equívocos contratuais e a burocracia francesa fizeram com que Ton Britto e a sua sócia seguissem em caminhos opostos, lhe restando uma pergunta: e agora, o que fazer?

Analisando o mercado local, percebeu que existia ali uma carência muito grande de profissionais com experiência e qualificação e a partir disso traçou um plano de negócio e de forma inovadora teve a genial ideia de usar as suas redes sociais como a sua grande aliada dentro do seu novo projeto.

Tendo Paris como cenário, aproveitou-se da sua desenvoltura com a comunicação, bom gosto e carisma nato, anunciando de maneira altruísta e original que a partir daquele momento estaria prestando atendimentos vips à domicílio. O resultado foi super positivo e em pouco tempo já estava com a agenda cheia e atendendo em toda Paris e região metropolitana.

O seu trabalho virou sinônimo de qualidade e excelência sendo requisitado por uma importante parcela da sociedade parisiense e como consequência em outros países como Itália, Suíça, Espanha, Bélgica, Portugal , etc.

De lá pra cá, surgiram diversas propostas e convites para atuar em grandes salões de beleza em Paris, porém já adaptado a essa perfil de atendimento exclusivo, Ton Britto proporciona para as suas "divas" uma experiência transformadora e singular, ajustando a sua agenda de acordo com a necessidade particular de cada cliente.

Hoje Ton Britto Style é uma empresa registrada na França, se tornando um modelo de negócio de sucesso e reconhecimento do público e da imprensa. Sendo carinhosamente apelidado como o "melhor de Paris" .

Com diversas matérias e entrevistas para vários veículos de comunicação como o R7 , G1, UOL, Terra, Diário Carioca, O Fuxico, Auge Magazine, no mês de março foi a vez do estampar a capa da revista Hooks Magazine com o título: Ton Britto, o hairstylist e influencer mais famoso de Paris.

Com mais de 6 mil atendimentos ao longo de 8 anos de profissão e mais de 110 mil seguidores através das suas redes sociais, Ton conquistou um trabalho muito sólido que lhe garante uma agenda disputada e sua presença é requisitada em grandes eventos como o Paris Fashion Week; feiras de beleza e empreendedorismo; coquetéis em maisons de luxo como Chanel, Dior, Balmain, Hermés, etc.

Apesar de conquistas importantes e grandiosas ao longo da sua carreira, esse baiano que como uma formiga operária trabalha incansavelmente por amor e realização no que faz, sempre disposto a oferecer o seu melhor .

Atualmente está na melhor fase e em negociação para lançar a sua própria marca de produtos para os cabelos com alta tecnologia e com isso atingir uma fatia maior dentro do mercado da beleza.

Ser o candidato mais votado neste concurso trouxe-lhe ainda mais força e motivação para lutar e conquistar por todos os seus sonhos e provar que com dedicação, honestidade e muito amor é possível superar todas as dificuldades .



3.530 visualizações865 comentários