Rolê in Roma

Atualizado: 2 de mai.

Vote no Rolê in Roma

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2022


"Em 2016 Gustavo e Lucas, ainda com 20 e 21 anos respectivamente, decidiram se arriscar e saíram de Londrina, uma cidade no interior do Paraná para se aventurarem em terras italianas.

Chegando em Roma, puderam dizer que uma nova vida começou a partir daquele momento. Os meninos que antes moravam na casa dos pais e tinham o aconchego da família, se encontraram em um novo país, com uma língua desconhecida e tiveram que desbravar e construir novos caminhos para atingir os seus próprios objetivos.

Como a vida de todo imigrante não é fácil, a deles não foi diferente, enfrentaram diversas dificuldades. Algumas pessoas chegaram para contribuir e ajudar, mas outras para se aproveitarem de toda a situação e inexperiência que estavam passando naquele período.

Em um momento desta nova trajetória, ficaram sem dinheiro. Tiveram que, por muito tempo, comer somente macarrão e molho vermelho nas refeições, e a solução que encontraram foi saírem para as ruas para vender comida, um modo de conseguirem sobreviver sem ter que preocupar a família que tinha ficado no Brasil. O produto escolhido: coxinha; O local para as vendas: a praça de uma das 7 maravilhas do mundo, o Coliseu!

Graças a esta atitude, na praça conheceram diversas pessoas, entre elas um proprietário de uma agência de turismo que ofereceu para um deles um cargo de promotor turístico, e o outro recebeu uma oferta para cuidar de uma senhora de mais de 90 anos de idade, em troca de alojamento e comida para ambos.

O que era promotor turístico fez diversas amizades, e ali percebeu a necessidade e dificuldade que os brasileiros tinham em encontrar passeios por Roma em português. No meio tempo, o que ficou cuidando da senhora, enquanto passava horas preso dentro de casa sem poder sair, começou a estudar muito a história de Roma, e depois de quase 8 meses nesta situação, decidiram largar tudo novamente e começar um projeto chamado Rolê in Roma, um rolê a pé pela cidade, com um roteiro criado por eles onde mostravam os encantos da Cidade Eterna.

No início era tudo gratuito e viviam de gorjeta, mas depois, um deles graças a paixão adquirida por história e por Roma durante meses de estudo, começou estudar oficialmente. Se formou e se tornou guia habilitado em toda a Itália. Esta conquista fez com que o Rolê in Roma se tornasse uma agência de turismo registrada oficialmente. O tour pela cidade continua, hoje é um dos passeios mais procurados, não sóoutros passeios entraram para a lista como também outras cidades do país da bota. Hoje eles já recebem clientes há mais de 6 anos, estão com mais de 10mil seguidores nas redes sociais (Instagram e TikTok), e possuem videos que já ultrapassaram a marca de 500mil visualizações.

O objetivo deles é crescer ainda mais e virar a agência referência em Roma e na Itália para passeios em português, e tem certeza que este prêmio irá os ajudar muito a alcançar mais este objetivo. Eles agradecem imensamente à todos os organizadores do evento por mais esta oportunidade."


311 visualizações30 comentários