Roberta Spadini

Atualizado: 2 de mai.

Vote na Roberta Spadini

Premiação Melhor do Brasil na Europa


Nascida em São Paulo capital, Roberta vem de uma família simples de origem italiana e de afro descendentes.

Ainda jovem criou uma paixão por assistir programas de culinária, colecionando receitas e sonhando em ter sua própria cozinha e poder experimentar novos sabores. Ela leva com carinho a memória afetiva de sua mãe preparando quitutes para o lanche da família.

Crescendo o sonho ficou na gaveta e Roberta se formou em Letras pela Unesp de Assis e lecionando língua italiana por um período, antes de se formar e ir para a Itália se especializar.

O que Roberta não esperava era de se apaixonar pela cultura italiana o que a fez abandonar a carreira acadêmica para recomeçar como expatriada.

Ela se diz, se sentir privilegiada por ter chegado ao país já dominando a língua, o que foi uma vantagem que a permitiu trabalhar desde aupair para famílias importantes, como hostess em feiras e vendedora em uma importante boutique no Centro de Milão.

Após ter a primeira filha Roberta decidiu maternar, e voltou a estudar para poder empreender, iniciou com o curso de Sorveteria Italiana e depois de Confeitaria se formando na Escola Politécnica do Comércio e do Turismo de Milão.

Começou então a frequentar feiras do Setor e a fazer cursos profissionalizantes com Chefs renomados na área.

Em 2013 participou de um episódio do programa Torte in Corso com o chef Renato Ardovino no canal Real Time, o que lhe trouxe muita visibilidade com o público brasileiro.

Em 2018 recebeu uma oferta de trabalho em Kiruna, cidadezinha do norte da Suécia, uma oportunidade importante para sua carreira.

Roberta aceita o desafio de ficar longe de sua família, iniciando como ajudante de confeitaria, mas logo é transferida para a padaria da empresa, onde aprende a produzir pães com fermento natural.

Após a experiência de 10 meses, retorna a Itália cheia de bagagem e decide abrir seu próprio Atelier, enquanto se prepara estudando o business planner o país entra em lockdown e Roberta vê seus sonhos adiados.

Nesse período difícil para todos, ela aproveita para fazer cursos de autoconhecimento e marketing digital e decide compartilhar seus conhecimentos culinários migrando para o digital, ensinando receitas em lives gratuitas no Facebook e Instagram.

As pessoas começam a gostar e os seguidores a crescerem, hoje Roberta tem mais 8k seguidores orgânicos no Instagram e mais de 300 alunas na plataforma Hotmart, a maioria mulheres que a procuram para aprenderem a ter renda através da confeitaria.

Roberta ministra cursos online de biscoitos artesanais e tem cursos exclusivos de biscoitos e tortas italianas, oferece também mentorias privadas para quem quer começar o próprio negócio no setor, além de continuar estudando para entregar melhor para seus alunos



Sua missão hoje não é somente ensinar receitas, mas empoderar suas alunas, demonstrando que é possível se sentir realizada, independente da idade, da classe social e melhor sem abrir mão da maternidade através da Confeitaria e participar dessa nomeação é a prova viva de que é possível.

879 visualizações114 comentários