Márcia Bastos

Atualizado: 2 de mai.

Vote na Márcia Bastos

Premiação Melhor do Brasil na Europa


Quem diria que a Engenheira Mecânica Márcia Bastos, gerente de uma equipe de 200 pessoas, deixaria o controle de qualidade de fabricação de plataformas de petróleo para empreender no Brasil e em Portugal? A paixão responderia a essa pergunta facilmente, entretanto, é possível que seus pais não estranhassem. Sua menina costumava surpreender nas brincadeiras de tiro ao alvo ou de corridas de bike, deixando muitos meninos para trás . Esses fatos são importantes para se compreender a personalidade dessa canceriana, de casca dura e coração mole.


Sua experiência profissional de 25 anos, a admiração devotada ao pai e as referências de pessoas que transformaram suas paixões em negócios sustentáveis e rentáveis inspiraram-na a criar o método #MinhaVidaIdeal e a marca Negócios entre Mulheres. Seu método se baseia no conceito de que ser bem-sucedido é alcançar sucesso não somente nos negócios, mas também na vida pessoal: com a família, com os amigos e consigo.


Seja por meio de encontros presenciais ou online, suas palestras, cursos e treinamentos fortalecem, principalmente, mulheres empreendedoras. Não que ela se recuse a trabalhar com homens, contudo Márcia Bastos conhece bem a realidade exigente de ser esposa, mãe – de um adolescente, um pré-adolescente e uma menina – e lançar-se no empreendedorismo. Embora seu maior parceiro seja o seu marido, ela sabe quais as dores, os prazeres e os desafios que a mulher precisa enfrentar para alcançar a sua vida ideal.


Em 2018, o casal, em busca de uma vida mais tranquila, mudou-se para Braga, em Portugal. Nesta cidade, Márcia se colocou à frente de uma empresa de network profissional, fomentando o empreendedorismo e administrando um cowork. Nesse espaço, ela oferece treinamentos e não mede esforços para levar pessoas de diferentes competências, a fim de promover o crescimento dos negócios de todos os seus associados.

Sua ampla visão de mundo – resultado de experiências de moradia na Alemanha e em vários estados no Brasil e, também, do fato de observar o crescimento de seus filhos – fez com que ela se questionasse sobre o futuro profissional dos jovens. Assim, tem se dedicado ao empreendedorismo juvenil como voluntária. Nesse processo, teve a alegria de ver uma jovem estudante de apenas 16 anos se tornar uma empreendedora mirim, com o apoio, orientação e acompanhamento, passo a passo, do desenvolvimento da marca pessoal dessa menina.


Para ela, é uma realização quando, nas oficinas em escolas públicas, vê os adolescentes com os olhos brilhando no desafio de criarem o seu produto e de pensarem como colocá-lo no mercado. Por isso, em seu Negócio entre Mulheres, que já acontece em Braga, em Aveiro e cujo projeto de expansão prevê outras três cidades portuguesas ainda este ano, incentiva as empreendedoras a se lançarem no voluntariado para o empreendedorismo juvenil.


Dessa maneira, Márcia Bastos acredita que quanto mais investir em sua formação pessoal, mais terá a oferecer em suas redes sociais de forma gratuita a fim de que a maior quantidade possível de empreendedores possa alcançar o sucesso no modelo #MinhaVidaIdeal. Assim, abre caminhos para que outros passem.

893 visualizações103 comentários