Europodi Podcast

Atualizado: 15 de mar.

Vote na Europodi Podcast

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2022


Determinação, coragem e força são fatores muito importantes na vida de um imigrante, e para que haja força, é necessário que haja união.

Sabemos que uma comunidade unida é uma comunidade forte, já dizia o ditado “a união faz a força.” Nós que migramos entendemos o quão necessário é essa força na vida de um expatriado.


O Europodi Podcast, tem o intuito de trazer muita informação e entretenimento, mas além disso, tem como objetivo unir a comunidade brasileira na Europa, além de conectar os brasileiros expatriados ao seu país de origem e também mostrar a realidade da vida na Europa.


Em outubro de 2021, esse projeto foi criado por três mulheres brasileiras que vivem em Estocolmo, Suécia. Após anos como imigrantes, e entendendo o poder da determinação, coragem e força, e a necessidade de conexão com as nossas raízes, esse projeto foi trazido à realidade, também como uma forma de rede de apoio, de ser uma estrutura referência para à comunidade brasileira.


Nós, as idealizadoras desse projeto, somos bem diferentes, nascemos em diferentes estados, temos diferentes idades, diferentes personalidades e, por muitas vezes, opiniões divergentes, mas somos unidas pela nossa trajetória e pela nossa luta para atingir os nossos objetivos.

Todos somos diferentes uns dos outros, e essa é uma das qualidades mais incríveis que o ser humano tem. Acreditamos que sermos diferentes, de alguma forma nos completam. Ao invés de deixarmos que isso seja uma um ponto negativo, tornamos isso algo positivo, como diversidade e diferentes olhares sob um mesmo mundo.

Trazemos como convidados pessoas reais, para compartilharem suas histórias, experiências e pontos de vista. Falamos do que nos levou à deixar o nosso país de origem, e como o fizemos. Além de expor as nossas lutas diárias e todas as vitórias alcançadas nessa caminhada.


Abordamos temas sérios, como racismo, xenofobia e homofobia. Além disso, falamos sobre a dificuldade de aprender uma nova língua e de integração na sociedade, a diferença entre culturas, e o desafio de estar longe de nosso lar, nossos amigos e familiares. Mas também compartilhamos de momentos em que fomos felizes, nossas vitórias pessoais, o quão gratificante é se redescobrir, como é possível alcançar seus objetivos e como vale a pena lutar por seus sonhos.

E mesmo cercadas de desafios, buscamos sempre progredir, aprender e fazer com que o nosso projeto alcance mais e mais pessoas, que moram ou querem morar na Europa. Essa é a nossa maneira de contribuir com a comunidade brasileira na Europa, compartilhando um pouco do que nós estamos vivendo, para que isso facilite para aqueles que virão depois de nós.


Em um mês, atingimos cerca de 30 mil pessoas com o nosso Instagram, quase 2 mil visualizações no YouTube e entrevistamos ícones brasileiros que vivem na Europa, como a maior drag queen da Suécia, Fontana. E a craque futebolista, que já representou o Brasil nas Olimpíadas, Elaine Estrela.

Sabemos que não será fácil, mas desistir não é uma opção, porque esse projeto além de ter um valor pessoal muito grande para nós, também é uma ferramenta de ajuda para todos os brasileiros em busca de informações.


856 visualizações112 comentários