Dr. Med. Lídia Marília Poppe

Atualizado: 2 de mai.

Vote Dr. Med. Lídia Marília Poppe

Premiação Melhor do Brasil na Europa 2022


Nascida na periferia de Fortaleza, ganhou vários prêmios de vestibulares, inclusive sendo 1o. lugar de Medicina na Universidade Federal do Maranhão; cursou faculdade de Medicina na Universidade Federal do Ceará, em sua cidade natal. Ainda durante a graduação, foi bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico da Alemanha (DAAD) na Charité, em Berlim, e em Münster, na Alemanha.


Depois de trabalhar um ano como médica na no Royal Perth Hospital, na Austrália, foi para Würzburg, na Alemanha, onde fez Residência em Dermatologia e Doutorado “magna cum laude” - publicado em revista de renome internacional - em Dermatopatologia pela Universitätsklinikum Würzburg, departamento de elite na Alemanha. Como residente, foi primeiro lugar no evento EuroDerm Excellénce, em Roma, organizado pela firma Galderma, em 2013, onde os melhores residentes de mais de 27 países da Europa competem entre si e são sabatinados por 5 dias em todos os temas da Dermatologia.


Desde 2017, assumiu a chefia do departamento de Laser e Estética da Clínica Dr. Poppe & Kollegen em Bad Kissingen, cujo espectro abrange Dermatologia Clínica, Cirúrgica, Alergologia, Laser e Estética. Coordena o trabalho de 6 médicos e mais de 20 funcionárias, sendo uma das maiores clínicas dermatológicas em um raio de 100 km. Logo tornou-se uma das Speakers/ Experts e professora das renomadas firmas Allergan e Galderma, oferecendo Workshops para médicos alemães principalmente sobre tratamentos injetáveis, como toxina botulínica e ácido hialurônico. Também é palestrante pela Firma Aesthetico e La Roche Posay, especializadas em produtos para skincare. Desde maio de 2022, foi aceita como docente no órgão oficial de formação de esteticistas na Alemanha, Bildungsakademie für Gesundheit und Ästhetik.


Redatora de Saúde e Beleza na revista Do Outro Lado do Mundo, consultora da International Journal of Dermatology e do Dermatologie Journal, possui um Blog que ajuda médicos brasileiros esclarecendo sobre as muitas burocracias para emigrarem. Além disso, criou o Podcast "Coisa de Pele", que desde 2021 ajuda a esclarecer dúvidas, principalmente de expatriados, sobre dermatoses e procedimentos dermatológicos. Já escreveu vários artigos especializados para inúmeras revistas como IstoÉ, além de revistas médicas.

Na área social, apoia projetos como o Movimento Saúde Mental no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, Hiege Stiftung contra câncer de pele na Alemanha, SOS EB Kids para crianças com epidermólise bolhosa, Projetos Vivência para moradores de rua no Recife, Projetos Ide e InDace em Fortaleza/Caucaia, além de apadrinhar seis crianças em situação de risco na sua cidade natal. Além disso, tem um grupo com investidores e psicólogos para auxiliar mulheres expatriadas a alcançarem a independência financeira.


Como médica dermatologista, une empatia e competência em cada um de seus atendimentos. Seu propósito é oferecer uma beleza natural a cada paciente, acentuando seus pontos fortes, com excelência e compreensão dos aspectos interculturais da beleza, que afetam o bem-estar e a qualidade de vida de forma positiva. Ela honra e representa a garra, a competência, o toque de humanidade e o bom humor de todo brasileiro que se destaca numa área às vezes tão árida, mas ao mesmo tempo tão relevante, como a Saúde.




2.374 visualizações160 comentários