Aline Neves

Vote na Aline Neves

Premiação Melhor do Brasil nas Américas 2022


Aline Neves é atriz, dubladora e professora de teatro. Atuou em séries que passaram pelo catálogo da plataforma Netflix Brasil e Portugal, e hoje está em cartaz no streaming da Amazon Prime Video Brasil. Integrou a programação da TV Cultura, do Canal Prime Box Brazil e da plataforma Looke, com projetos da produtora Medialand realizados com o apoio da ANCINE. Esteve em diversas obras teatrais, incluindo a ópera "La Bohème" no Theatro Municipal de São Paulo.


Participou do videoclipe "Amor de Verdade" com MC Kekel e MC Rita do canal KondZilla, um dos maiores canais de YouTube do mundo. Dublou diversos filmes, animações e séries, emprestando sua voz para personagens espalhados em todos os canais e plataformas de streaming. Após dez anos atuando na cidade de São Paulo, se mudou para a Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Já na capital Argentina, participou de espetáculos teatrais em português e continua trabalhando com conteúdos audiovisuais e dublagens produzidos para o seu país.


Como professora de teatro, hoje desenvolve oficinas baseadas nas diversas expressões do teatro brasileiro, apresentando para pessoas de diferentes nacionalidades as distintas nuances e facetas da teatralidade brasileira. Orgulhosa da sua origem e do seu povo, nasceu na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Em 2009 se mudou para a capital do estado para estudar atuação, em 2011 se formou no curso Licenciatura em Artes Cênicas e em 2012 se formou como Bacharel em Teatro, ambos pela Faculdade Paulista de Artes. Desde então começou a trabalhar no mundo artístico e não parou mais. No ano de 2014 se especializou na área de Dublagem Profissional pela UniDub.


Em 2015 saiu em turnê teatral pelo Sul do Brasil e foi em 2016 que teve a honra de estar no palco do Municipal. Protagonizou duas peças escritas pelo professor, diretor, cenógrafo e dramaturgo Zecarlos de Andrade; "Retrobalada", dirigida pelo próprio autor, e "NORMAL", espetáculo que recebeu o Prêmio Plínio Marcos na categoria Melhor Texto Adulto, produzida e dirigida pelo professor, ator e diretor André Latorre. No seu currículo também se destacam as peças "O Príncipe Desencantado", com temática LGBTTQPIA+, escrita e dirigida por Rodrigo Alfer, e "Meu Mundo Amazônia", musical sobre a cultura amazonense escrita e produzida por DKassio. Estreou na plataforma Netflix em 2018, protagonizando a série "Velhas Amigas" e em 2019 chegou na Amazon Prime Video com a série "Making Of", além de também atuar na série "Gamebros".


Em 2021 participou do projeto fotográfico "Feito Tatuagem", do fotógrafo Sergio Santoian e da maquiadora Louise Helène, que visa o protesto na pele, com a palavra Sororidade.

Em 2022 volta ao teatro realizando pela primeira vez a estreia de uma peça de sua autoria, trabalhando com artistas brasileiros e argentinos. Também este ano estreia o podcast "Mi Vecino Brasil", com o intuito de compartilhar a cultura brasileira. A artista busca constantemente aprender e ensinar, dedicando sua vida à arte em suas múltiplas expressões, recordando, valorizando e difundindo as riquezas culturais do seu país.


331 visualizações32 comentários