cropped-logo_crbe_final_horizontal_cores

O CRBE representa um desejo coletivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas em benefício dos emigrantes brasileiros através de atividades e ações ao redor do mundo, atuando em diferentes frentes e com foco nas demandas da comunidade brasileira no exterior. Nossa equipe é composta de : 

O Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE) é um canal de diálogo entre a comunidade brasileira no exterior e o governo brasileiro através do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Sua função é identificar as principais demandas e aspirações dos brasileiros que vivem fora do país, transmiti-las ao MRE e auxiliar na definição de políticas em benefício da comunidade emigrada.

O CRBE foi criado pelo Decreto Presidencial n° 7.214, de 15 de junho de 2010, que define a política governamental para as comunidades brasileiras no exterior. O decreto também instituiu as Conferências Brasileiros no Mundo (CBM), que acontecem a cada dois anos e têm como objetivo reforçar a interlocução entre o governo brasileiro e as comunidades de brasileiros no exterior. O CRBE é formado por porta-vozes dos conselhos de cidadãos e cidadania presentes nas diversas regiões do mundo.

O mandato dos membros do CRBE é de dois anos, e a cada eleição o grupo elabora um plano de ação a ser desenvolvido em colaboração por todos os seus membros, no período. O CCBV é membro do CRBE desde sua criação.

Conselhos de Cidadãos e Cidadania estão presentes em vários países.
Esses conselhos são a raíz do CRBE.  Alguns deles foram criados ainda nos anos 90 e existem com base no MSCJ – Manual de Serviços Consulares e Juridico – do MRE – Ministério das Relações Exteriores.